A ferramenta nethogs, de autoria de Arnout Engelen, oferece uma visão do consumo de banda de rede por parte dos processos em execução em sistemas GNU/Linux.
Nethogs é uma pequena ferramenta do tipo net top. Ao invés de dividir as estatísticas de uso de rede por protocolo ou subredes, à semelhança de muitas ferramentas semelhantes, ela faz o agrupamento do uso de rede por processos.
A ferramenta nethogs
não faz uso de módulos especiais do kernel para ser carregada. Se houver um aumento repentino do tráfego de rede, basta ativar o nethogs
para ver imediatamente qual processo é o responsável. Desta forma, fica mais fácil identificar os programas que sairam do controle e estão ocupando toda a sua largura de banda.
A tela abaixo representa a saída do comando nethog
. No momento em que a tela foi capturada, eu estava fazendo o download da imagem da versão 19 do Linuxmint tanto a partir do browser (Google Chrome) e do comando wget
.
Instalação
O programa nethogs
pode ser compilado a partir do código fonte ou instalado diretamente a partir de pacotes pré-compilados de várias distribuições.
O aplicativo depende da biblioteca ncurses
, e da biblioteca libpcap para a captura de pacotes em nível de usuário. Por esta razão, para a compilação funcionar, você precisa instalar estas duas bibliotecas previamente:
sudo apt-get install build-essential libncurses5-dev libpcap-dev
Download e compilação do código fonte
git clone https://github.com/raboof/nethogs
Em seguida, basta seguir os seguintes passos para compilar o software:
$ make $ sudo ./src/nethogs
Instalação
Todas as distribuições
$ sudo make install $ hash -r $ sudo nethogs
Debian
$ sudo apt-get install checkinstall $ sudo checkinstall -D make install $ sudo dpkg -i nethogs*.deb
Para instalar diretamente a partir do código das distribuições baseadas no Debian GNU/Linux:
$ sudo apt-get install nethogs